Pular para o conteúdo

FINASTERIDA

  • por

A finasterida é provavelmente o remédio mais famoso contra a calvície masculina. Disponível no Brasil para o tratamento da alopecia androgenética desde 1998, o medicamento é muito receitado para conter o avanço da queda de cabelo de causa genética e hormonal e ajudar na recuperação das áreas calvas.

Utilizada sob a forma de comprimido, via oral. Atua como bloqueador hormonal, inibindo a enzima 5-alfaredutase tipo II e III, que é responsável pela conversão da Testosterona em Di-hidrotestosterona (DHT). A DHT é a responsável pela regressão do folículo capilar, na calvície androgenética. 

O uso da finasterida faz com que fios que já estavam em regressão, curtos e finos, voltem a ser grossos e fortes, dando a impressão que cresceu cabelo. 

Ela é capaz de reduzir a progressão da queda de cabelo (fazer com que a calvície avance mais devagar ou mais tarde que o normal) e permitir que alguns dos folículos que estavam em processo de miniaturização se recuperem, o que pode aumentar o número de fios aparentes e ajudar a preencher melhor as áreas calvas.

O efeito começa a ser visível com quatro meses de uso, e seu pico de ação é com dois anos de tratamento contínuo. Caso seja interrompido, a calvície retoma sua evolução. 

Cerca de 13% dos pacientes não respondem ao tratamento, e não há como prever quem estará dentro dessa porcentagem. Somente a evolução do tratamento mostrará. 

O tratamento dura, em média, de quatro a cinco anos, quando a finasterida para de fazer efeito, a calvície volta a progredir. O medicamento funciona melhor nos casos leves e moderados de calvície, em que queda de cabelo atinge o topo da cabeça (a recuperação em casos de calvície total é improvável). Os resultados não são considerados permanentes: se o tratamento for interrompido, a calvície volta a avançar no ritmo normal e pode atingir os fios que cresceram.

A finasterida, ao contrário do mito popular, não causa impotência sexual. Cerca de 2% dos pacientes apresentam uma redução da libido (desejo sexual) e, mesmo assim, isto é reversível, após interrupção do tratamento. Conversando com seu médico que será decidido se você é um bom candidato ao uso deste medicamento.

VLibras - Ação de inclusão GOV.BR - VLibras - Obrigado!