A MICROPIGMENTAÇÃOé um procedimento estético, minimamente invasivo e não cirúrgico, para camuflagem da calvície. Consiste na “recriação” da sensação de cabelos no couro cabeludo através da introdução de pigmentos biocompatíveis na pele, que criam a ilusão de mais cabelo, diminuindo o contraste com o couro cabeludo. É indicada para camuflar imperfeições ocasionadas pela calvície e até mesmo corrigir a cicatriz pós-implante capilar. O resultado fica natural, dando a impressão de que o paciente possui mais cabelo. Independente do grau de calvície é possível notar o resultado já na primeira sessão.
Além da indicação para pacientes que têm cabelo, nas áreas rarefeitas, e mesmo naqueles que foram operados, para dar sensação de maior densidade (efeito de intensificação), temos a indicação do efeito raspado, para os pacientes com calvície avançada e que raspam o couro cabeludo.
Pacientes com calvície avançada e que não raspam a cabeça ou aqueles com cabelos claros (brancos, ruivos ou loiros), a micropigmentação não é indicada.
A Micropigmentação é igual à Tatuagem?
Ao contrário do que muitos pensam a micropigmentação não é uma tatuagem. Para o efeito natural e delicado de “recriar” cabelos no couro cabeludo é necessário equipamento específico, pigmentos biocompatíveis e bioabsorvíveis, e técnica de micropigmentação capilar adequada. Já A tatuagem é realizada por um artista decorador do corpo, com tintas permanentes, aplicadas mais profundamente na pele.
Então são várias as diferenças. A tinta é diferente, pois é absorvível e não muda sua cor com o passar do tempo. Na tatuagem, geralmente a cor vai mudando, o desenho vai desfocando. O local de aplicação é diferente, sendo mais superficial na micropigmentação. Com isto o procedimento é menos doloroso e não há sangramento durante a aplicação. E sendo a tinta absorvível, outras sessões serão necessárias para a manutenção do resultado.
Como é realizada?
É realizada por um especialista em simetria facial, com técnica asséptica e material descartável, exclusivo para micropigmentação. Com o auxilio de um equipamento de micropigmentação capilar (dermógrafo) e finas agulhas, o pigmento é depositado em pequenas quantidades nas camadas mais superficiais da pele, a fim de recriar a ilusão de fios de cabelos naturais. Não há sangramento, mas pode ocorrer um pequeno desconforto no local, que pode ser minimizado pelo uso de anestésicos locais. O procedimento é realizado em uma única sessão, tendo eventualmente uma segunda no dia seguinte, dependendo da área a ser tratada. Poderá ser necessária, em alguns casos, complementação após 30 dias. O tempo do procedimento varia de duas a quatro horas, dependendo da área. Pode ser realizada antes da cirurgia (até um mês antes) ou depois ( após no mínimo seis meses da cirurgia).
A Micropigmentação Capilar é permanente?
Não. A cor do pigmento vai enfraquecendo gradualmente e é completamente absorvida em até dois anos. Não há mudança de cor, há redução da intensidade da cor. Não desejamos que seja permanente, pois envelhecemos e nossos cabelos mudam de cor. O paciente pode fazer sessões complementares, quando o efeito da micropigmentação estiver se esvaindo.
Quem pode fazer a Micropigmentação capilar?
• Pacientes que não têm indicação de fazer a cirurgia de restauração capilar, ou por não possuírem área doadora suficiente, ou por a calvície estar num estágio muito inicial.
• Pacientes que fizeram cirurgia de restauração capilar, porém gostariam de ter mais densidade.
• Mulheres com rarefação capilar.