Pular para o conteúdo

MINOXIDIL

  • por

Comercializado como Regaine, Rogaine ou Aloxidil, o medicamento à base de Minoxidil – sulfato de minoxidil (princípio ativo) é um tônico capilar que pode ser facilmente encontrado também na sua versão manipulada (com concentrações de 2% e 5%). É indicado para o tratamento da alopecia androgenética, nome científico da “calvície hereditária”, como é mais popularmente conhecida. A sua aplicação pode não ser eficaz nos tratamentos para queda de cabelo decorrente de outros fatores.



Os primeiros efeitos do tratamento com minoxidil são notados após 4-6 meses, e são bem evidentes após um ano do início. Deve ser utilizado de uma a duas vezes ao dia e seu uso precisa ser contínuo. Caso seja interrompido, a calvície retorna a situação anterior.

O Minoxidil é um potente vasodilatador e o efeito contra a calvície é explicado pelo maior fluxo vascular cutâneo, mas não apenas este (outros vasodilatadores tópicos não têm tido sucesso no estímulo do crescimento de cabelos e, portanto, é provável que o aumento do fluxo sanguíneo na área dos folículos capilares não seja a parte principal de sua ação na estimulação do crescimento dos cabelos). Parece estimular os folículos pilosos aumentando seu tamanho e também prolongando a fase anágena, normalizando o ciclo do folículo, abrindo os canais de potássio e aumentando a proliferação e a diferenciação de células epiteliais na haste capilar. É mais provável que tenha efeito direto sobre o crescimento de cabelos. É um modificador biológico que age revertendo o processo de miniaturização gerado na AAG (Alopecia Androgenética). O minoxidil oral propicia benefício semelhante ao tópico na alopecia androgenética, podendo então ser utilizado.

Os efeitos colaterais são mínimos, sendo o mais comum irritação no couro cabeludo. Este é reversível com a interrupção do uso, e pode ceder com o uso contínuo.

VLibras - Ação de inclusão GOV.BR - VLibras - Obrigado!