Pular para o conteúdo

Tratamento Cirurgico/Transplante

  • por

TIPOS FUE-FUT

A cirurgia da calvície consiste na enxertia capilar, ou seja, se enxerta cabelo em áreas calvas (área receptora), removidas de áreas não calvas (áreas doadoras). 

O que se remove são as unidades foliculares (UF), que contém de 1 a 3 fios de cabelo geralmente. As áreas doadoras, occipitais e temporais (acima da nuca e próximo às orelhas), têm uma boa concentração de UF. Parte delas é removida e enxertada na região calva, a frontal (entradas) e coroa. 

A técnica mais tradicional de enxertia capilar é a aquela na qual se remove um fuso de pele da região doadora, com largura e comprimento determinado pelo cirurgião. 

Este fuso é trabalhado com auxílio de inúmeros microscópios, por equipe altamente capacitada, que vai separando as UF presentes no fuso. Estas UF, de 1 a 3 fios, são enxertadas nas áreas receptoras. 

Esta técnica é conhecida como FUT (“Folicular Unit Transplantation”), ou Transplante de Unidades Foliculares. Permite na maioria das vezes a realização de megasessões (mais de 2.000 UF), e gera uma cicatriz linear no local da retirada do fuso de pele. 

A rotação de retalhos, das áreas com cabelo para as áreas calvas, também são opções, mas cada vez menos utilizadas pelo aspecto artificial que muitas vezes ocasiona. 

Uma modificação na técnica de FUT, que teve início na primeira década deste século, vem sendo uma opção a mais no arsenal do tratamento da calvície. Trata-se de alteração na obtenção das UF, não mais através da remoção de um fuso de pele. Remove-se UF por UF, através de micro “punchs”, que são minúsculos tubinhos ocos de cerca de 1 mm de diâmetro (de 0,6 a 1,2 mm). 

Não há, desta forma, a resultante cicatriz linear da FUT. Consegue-se geralmente menor quantidade de cabelo total para ser enxertado, e o enxerto é feito da mesma forma. Esta modificação técnica é chamada de FUE (“Folicular Unit Extration”), ou Extração de Unidades Foliculares.

Extração das unidades foliculares – Técnica FUE – Dr. Luis Fernando Dias

VLibras - Ação de inclusão GOV.BR - VLibras - Obrigado!